Como Funciona?

O SigAPÉ – Autocarro Humano é uma resposta da, e para a, comunidade. Como tal, em primeiro lugar é fundamental que a mesma esteja envolvida. Depois, importa conhecer algumas regras e procedimentos e, por fim, reunir um conjunto de materiais que permitirão implementar o Autocarro Humano.

Onde faz Sentido?

Segundo alguns estudos elaborados pela APSI sobre a mobilidade das crianças nos trajetos casa-escola, em algumas escolas da cidade de Lisboa, mais de metade das crianças que frequentam o 1º ciclo público vão para a escola de carro, sendo que a principal causa assinalada pelos pais para esta escolha é a insegurança do ambiente rodoviário. E das crianças que vão a pé quase todas vão acompanhadas por um adulto da sua família, não indo nem sozinhas nem em grupos de amigos.

No 2º ciclo a realidade parece alterar, havendo muito mais crianças a deslocar-se a pé e de transportes públicos, sem o acompanhamento de um adulto. No entanto, esta transição de hábitos de mobilidade nem sempre é gradual, não existindo uma familiarização prévia com o ambiente rodoviário nem uma preparação para uma mobilidade pedonal mais segura.
Assim, é, sobretudo no 1º ciclo que o Autocarro Humano tem maior relevância e impacto, não só pela maior adesão das crianças e famílias como pela oportunidade de criar hábitos saudáveis e seguros de deslocação pedonal no ambiente rodoviário, essenciais para quando as crianças tiveram de fazer outros percursos sozinhas. É igualmente importante na transição para o 2º ciclo (5º ano), nomeadamente numa fase inicial, apoiando a mudança de hábitos de deslocação no trajeto casa-escola e preparando novos percursos, ainda desconhecidos.

Quem Envolver?

Toda a comunidade. O Autocarro Humano é uma resposta da, e para a, comunidade. Como tal, é fundamental que a comunidade seja envolvida desde o início e sensibilizada para a presença das crianças e do Autocarro Humano no espaço público. Há pessoas que devem ser envolvidas desde o início de uma forma mais próxima e sistemática. A escola é um parceiro fundamental, na qual a divulgação e comunicação com as famílias têm origem. Os pais são também fundamentais, não só para permitir a participação da criança, mas também para serem condutores do Autocarro Humano.

Regras do SigAPÉ – Autocarro Humano

Cada Rota terá um “Coordenador de Rota” que também disponibiliza informação atualizada sobre o processo de inscrição, sobre alguma regra mais específica, alguma limitação mais pontual. Por exemplo, poderão criar grupos de whatsapp para informar os caminhantes e/ou os respetivos encarregados de educação de possíveis alterações.

Mas, de uma forma geral, existem regras que deverão ser do conhecimento de todos e respeitadas por todos.

Para Pais e Encarregados de Educação

  • Autorizar por escrito a participação no SigAPÉ – Autocarro Humano, através do preenchimento da ficha de inscrição e respetiva autorização de participação;
  • Assegurar que as regras de participação do SigAPÉ são compreendidas e respeitadas pela criança, reforçando que deve respeitar e obedecer às indicações dadas pelos condutores;
  • Garantir que a criança está à hora combinada na paragem definida;
  • Certificar-se que a criança é entregue em segurança no SigAPÉ;
  • Informar os responsáveis do SigAPÉ de todas as situações que não estejam de acordo com o definido no manual do SigAPÉ.

Para as Crianças

  • Caminhar sempre no passeio, à frente do condutor, ou entre os condutores sempre que haja mais que 1;
  • Efetuar o percurso calmamente, respeitando as outras crianças e peões;
  • Ouvir e respeitar as indicações dos condutores;
  • Atravessar as estradas apenas quando indicado por um dos condutores;
  • Chegar a horas às paragens.

Para os “Condutores”

  • Conduzir o Autocarro Humano de acordo com o percurso definido, respeitando os pontos de paragem e horários acordados;
  • Chegar ao ponto de encontro 15 minutos antes da hora de partida;
  • Utilizar o material destinado à realização do SigAPÉ ao longo de todo o percurso;
  • Vestir um colete refletor durante todo o percurso;
  • Preencher e assinar uma declaração de participação no SigAPÉ;
  • Receber as crianças com boa disposição e criar um clima de confiança;
  • Garantir que as crianças cumprem as regras de segurança e cidadania rodoviárias;
  • Iniciar ou seguir o percurso à hora definida, mesmo que nem todas as crianças estejam presentes na paragem;
  • Informar os responsáveis do SigAPÉ (Coordenador de Rota) sobre todas as situações que não estejam de acordo com o definido no manual;
  • Encontrar um condutor substituto ou contactar os responsáveis do SigAPÉ (ou da rota) com a maior antecedência possível caso não possa comparecer para conduzir o SigAPÉ em determinado dia;
  • Corresponder à confiança que a escola, as instituições parceiras, os pais / encarregados de educação e as crianças depositam no SigAPÉ.
  • Entregar o registo criminal ao coordenador de rota.

Atividades e Projetos de Mobilidade Ativa, Segura e Responsável

Implementar um Autocarro Humano por vezes é um desafio muito grande, pois não implica apenas a criação de uma resposta de mobilidade, mas sim uma mudança de paradigma e uma ativação da comunidade. Às vezes é preciso um movimento maior, concertado com de vários elementos da comunidade, para que esta resposta se torne visível, se perceba a urgência e se enraíze. Só assim se consegue uma verdadeira transformação de hábitos de mobilidade.

Para tal, a APSI já tem realizado parcerias com diversas Câmaras e Associações e desenhado intervenções à medida de cada território. Temos também candidatado o projeto a fundos para que se possa beneficiar de apoio financeiro para atuar nesta transformação.

Contacte-nos e juntos poderemos encontrar soluções e caminhos de mudança. Mais informações sobre as Atividades Complementares.