Sobre a Iniciativa
O que é?
O Autocarro Humano, tal como o nome indica, é um autocarro formado por pessoas. As crianças (passageiros), acompanhadas por adultos (condutores), fazem um percurso pré-definido a pé até à escola, num determinado horário, podendo fazer paragens pelo caminho para recolher mais passageiros, tal como os restantes autocarros.
Missão
É uma iniciativa de base comunitária que pretende promover ambientes mais seguros, acessíveis, inclusivos e saudáveis na envolvente escolar e nos trajetos casa-escola, através da análise e reflexão sobre a qualidade e usufruto do espaço público pelas crianças e famílias. A sua missão é criar condições para que as crianças e jovens possam ir para a escola de uma forma mais ativa e autónoma.
História
O SigAPÉ – Autocarro Humano é uma iniciativa da APSI que surgiu em 2017 com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do programa BIP ZIP, na sequência do projeto “Ruas do Bairro, Amigas da Criança”, implementado em 2015 na mesma cidade, finalista da 10ª edição do Green Project Awards Portugal – Galardão de reconhecimento de boas práticas.
Motivado pelos inúmeros obstáculos que impedem a livre deslocação das crianças no espaço público, o SigAPÉ pretende criar rotas de Autocarro Humano, com carácter regular, nos trajetos diários para a escola, proporcionado às famílias um modo de transporte seguro e alternativo ao automóvel. Para além das barreiras físicas criadas pela velocidade excessiva dos veículos, passeios estreitos e em mau estado e o estacionamento abusivo, a envolvente rodoviária e os trajetos casa-escola são percecionados pelas famílias e restante comunidade escolar como inseguros e pouco adaptados à utilização de modos de deslocação mais ativos e saudáveis – como andar a pé ou de bicicleta.
Esta iniciativa, que se iniciou no Centro Histórico, em algumas escolas das freguesias de Arroios, Penha de França, São Vicente e Santa Maria Maior, mais tarde alargou-se à Ajuda, a Tavira, com o envolvimento da Rotinas Selvagens e o apoio do Programa Bairros Saudáveis, e a Carcavelos, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
O arranque da iniciativa, regra geral, assenta no diagnóstico dos padrões de mobilidade das crianças, motivações e receios das famílias e na avaliação do espaço rodoviário à volta da escola, baseados numa metodologia participativa. Este envolvimento, desde logo, desperta as famílias para o problema, mobiliza-as para as próximas iniciativas e motiva as crianças para o Autocarro Humano.
Em alguns casos, são desenvolvidas outras atividades com a comunidade escolar, particularmente com as crianças, com vista a reduzir as dificuldades, os receios e as restrições existentes e aumentar as condições de segurança e acessibilidade das crianças e famílias no espaço público. Estas têm as crianças como protagonistas e pretendem dar voz às suas preocupações e desejos. A elaboração e disseminação de Cadernos de Propostas, a concretização de Campanhas de Sensibilização junto dos condutores ou vizinhos, a participação numa reunião com a autarquia, o envio de uma carta a uma entidade competente, são alguns exemplos de iniciativas que têm sido propostas e concretizadas pelas crianças das escolas que participam no SigAPÉ.
KIT SIGAPÉ
Apoios
Parceiros


